The Guardian: Beyoncé – Artista da década

The Guardian: Beyoncé – Artista da década

317
43
SHARE

A nossa amiga Renata traduziu a matéria do tablóide britânico The Guardian, qual elegem Beyoncé como a artista da década. Confira abaixo:

Foi há 10 anos atrás que Beyoncé se apresentou ao mundo, com o hit do Destiny’s Child, Independent Women. Desde então, a cantora de 28 anos fez o melhor single da década, realizou os melhores concertos da Terra, cantou para o Presidente Obama e emergiu como a nossa última verdadeira estrela.

Porque Beyoncé? Porque esta estonteante cantora/performer/atriz/empresária do Texas, agora casada com outro grande astro da década, que vale algo como 87 milhões de dólares por ano, é a escolhida? Por que ela fez não um, mas dois dos melhores singles da década com “Crazy In Love” e “Single Ladies (Put A Ring On It)”, sem mencionar os os hits com o Destiny’s Child; e essa foi a década onde os singles — principalmente os singles R&B — recuperaram seu estado de favorito meio da população. (Seus três albums solo? Maravilhosos também.)

Porque em um momento onde a omnipresença dos shows de talento colocam o ónus naqueles que podem mais do que nunca cantar ao vivo, ela, e não um astro do rock aposentado, foi sem dúvida a melhor artista ao vivo dos últimos 10 anos.

Porque seus feitos vieram com grandes narrativas. Quem foi que cantou para o Presidente Obama e Michelle na sua primeira dança após a inauguração, afinal de contas?

Porque ela é uma marca, mas diz que não é, e por que nesta época de Twitter e os paparazzi, ela pode ser um fenômeno global, mas a Sra. Jay-z, como ela também é conhecida, mateve o seu mistério. E porque ela — só por acaso — ajudou a introduzir uma nova palavra no Dicionário Oxford [Algo como o Aurélio, no Brasil]: bootylicious.

Ela parece ter tudo, e se o futuro prevê tanto sucesso como nesta década, então nós provavelmente não veremos mais de sua espécie. Nós nos encontramos em um de seus shows no O2 em Londres, em meados de Novembro.

Mais uma vez, agradecemos a Renata pela tradução. Clique em ‘Mais…’ para continuar lendo a entrevista.

Seu primeiro grande hit com o Destiny’s Child — Independent Women — foi lançado em 2000. Você mudou ao longo dos últimos 10 anos?
Sim, com certeza. 18 anos, eu era um bebê. Quando saiu o nosso primeiro single eu tinha 15. Minhas letras, meus objetivos, estão completamente diferentes agora. No início, eu estava tão feliz de estar em um estúdio e com tanta vontade de que nós vendêssemos 500 mil albums. Agora eu quero criar algo que terei orgulho daqui há 20, 30, 40 anos — algo que dure além de mim. Coisas que me deixavam animada antes não deixam mais. Estou sempre tentando me desafiar.

Você acabou de voltar da China, a última etapa da turnê até agora. Eles devem te conhecer lá…
Nossa, toda a experiência foi emocionante. Eu não simplismente esperava tantos fotógrafos e mídia lá fora (quando eu cheguei). Era meia-noite e eles estavam realmente animados. Ser capaz de viajar o mundo, principalmente lugares que eu nunca pensei que fosse conhecer, continua sendo fascinante para mim.

É provavelmente surpreendente que, para alguém que vem de R&B conteporâneo e Hip-Hop, seus shows sejam incríveis.
Eu acredito que quando me apresento ao vivo, sou a mais forte. Minha mão está em tudo — do estilo ao desenho das luzes, até os pequenos detalhes. E tudo isso leva tanto tempo. Nos primeiros cinco ou seis meses dessa turnê, eu assistia o show anterior novamente toda noite, apenas para ajustar as coisas. Eu acho que sempre há espaço para melhorias.

Da mesma forma, seus albums quebram limites…
Dessa vez eu fiz várias coisas de forma diferente com meu álbum. Muito dele foi (gravado) ao vivo, com menos produção nos vocais, sem muitos arranjos… isso foi no lado I Am. Já com o lado Sasha Fierce, eu tentei fazer coisas que eram, sonoramente, um pouco mais modernas e eletrônicas. Um pouco. Mas ainda assim e misturei isso com as minhas batidas. Sabe, eu penso que a única maneira de continuar por aí o tanto quanto eu espero é sempre inovando. E é muito animador que as pessoas agora estejam permitindo que música seja apenas música… e que artistas R&B/Hip Hop estão colaborando com diferentes tipos de artistas. Espero que possamos continuar a crescer e sair apenas do hip hop, ou rap, ou rock, ou o que seja, e que tudo seja apenas boa música.

Você disse à revista Forbes: “Eu trabalhei muito e sacrifiquei demais para fazer algo bobo que iria destruir a marca que criei em todos esses anos.” O que você sacrificou?
Eu sacrifiquei… a vida. Poder caminhar nas ruas e cometer erros que não ficassem marcados para sempre… poder ter relacionamentos normais e encontros… coisas comuns que as pessoas provavelmente nem se lembram. Às vezes é difícil.

Eu estive no Egito e visitei as pirâmides, foi tão espiritual e bonito. Até que chegaram as câmeras e paparazzi que me seguiram, é muito estranho às vezes. Eu não tive mais do que alguns meses de férias na minha vida desde que tinha 15 anos. Então são esses tipo de coisas. Mas eu aprendi que tudo que tenha valor, toma muito sacrifício. Quando algo vem muito fácil eu fico com medo

Você sempre se manteve em silêncio sobre seu relacionamento com Jay-z. Você acha estranho que outras celebridades compartilhem os detalhes de suas vidas privadas com o público?
Eu não acho nem um pouco estranho. Na verdade parece uma coisa natural a fazer já que você está sendo você mesmo e as pessoas perguntam, por estarem interessadas… Mas eu nunca quis que minha vida pessoal se tornasse famosa. Eu quis ser famosa por minha música e meu talento, sempre desejei poder cortar tudo quando saía dos palcos. Jay também era assim antes de conhecê-lo. Nós éramos assim mesmo antes nos tornarmos celebridades.

Deve ser bem irritante que vocês não sejam mais o casal afro-americano mais poderoso do mundo..
Isso é hilário. Com certeza não! Graças a Deus por esse casal.

Como foi cantar a primeira dança do Presidente Obama e sua esposa Michelle?
É inacreditável que eu tenha sido parte desse momento. Todos ficaram arrepiados, choraram, e dava pra ver a admiração pelo presidente, e a minha: eu mal pude cantar. Eu ainda tenho me calafrios quando encontro com eles.

Parecia que o país estava saindo de um grande túnel escuro com o presidente anterior.
Eu apenas estou feliz pelo dia! Acredito que agora mais pessoas estão interessadas em política, muitos jovens sentem como se tivessem se comunicado, e todos somos parte do país. A percepção dos Afro-Americanos mudou muito.

Só pra voltar à citação da Forbes: o que é marca Beyoncé?
Eu não gosto muito de me chamar de marca, nem de me pensar como uma marca. Eu sou uma cantora, compositora e performer. E uma atriz, e todas as outras coisas que eu faço. Quando você soma todos juntos, alguns podem chamar de marca, mas esse não é o meu foco. Meu foco é a minha arte, e é isso que eu amo fazer. Eu tenho que estar muito apaixonada para fazer algo, já recusei muitas coisas simplismente por não acreditar naquilo.

O que você acha de programas como “American Idol” que tomaram conta das televisões?
Eu não assisto muita televisão, mas já vi esses programas, e eu chorei e gritei, eu sou assim: “Meu Deus, espero eles vençam, tomara que eles ganhem uma chance!” E por eu ser de Houston, Texas, não haviam muitas oportunidades para mim e para as garotas (do Destiny’s Child).

Mas eles não perpetuam uma idéia de fama instantânea?
Há sempre um artista novo em que as pessoas se fascinam, eu acho que ficar famoso não é mais tão difícil, mas sim se manter… eu nem gosto da palavra “famoso”… ser uma celebridade não é tão fácil, principalmente agora que as pessoas tem acesso às celebridades mesmo quando não querem. No final das contas você deve ter algum tipo de talento. Quando se pensa em Michael Jackson e Prince, antigamente quando eles eram misteriosos… aquele mistério era atrativo e agora é difícil de encontrar isso.

Então, o que acontece a seguir? Sua agenda já está cheia para o próximo ano?
Eu geralmente sei o que você fazer dentro de um ano. Ano que vem já está planejado. Mas, pela primeira vez, depois de um par de datas em fevereiro e algumas premiações, eu prometi a mim mesma que é hora de um descanso. Eu vou tirar — espero — alguns meses de férias. Não vou planejar nada. Talvez eu tenha algumas aulas de arte, visite museus e assista alguns shows da Broadway. Eu gostaria de viajar — talvez volte ao Egito — sem ninguém, sem seguranças, e com foco em coisas que eu própria queria fazer.

Ainda existe alguém que você gostaria de fazer uma colaboração?
Ah, onde eu começo? Há tantas pessoas que eu gostaria de trabalhar, mas talvez “pensando fora da caixa” [inovando, surpreendendo]. Minha irmã (Solange) me apresentou a bandas como Of Montreal (grupo Indie) e outros diferentes tipos de artistas. Eu adoraria fazer algo assim no meu próximo álbum.

E iniciar uma dinastia?
Não sei. Acho que não estou pronta para isso. Eu ainda tenho tempo para mim. Eu trabalhei tanto, preciso relaxar e garantir que esteja pronta para isso e acho que não estou. Mas saber que vou ter férias… nem sei o que sentir sobre isso. Estou muito contente.

Comentários

  • A beyonce ta aonde esta agora (no topo) por causa de seu esforço, por causa da pessoa que ela realmente é!__Isso serve pra gente tb pessoal se esforcem e acreditem q um dia estaremos realizados igual a bey!__=]

  • ESTÁ chegando o final dessa década e com isso vão aparecendo vários eleições sobre o artista da década,o álbum e a muúsica da decáda e e quase todos essa eleições aparace o nome da B!SÓ uma palavra para definir isso FENÔMENO!PARABÉNS B!

  • Biel

    linda, ela é uma pessoa muito linda…
    i love you, Bey…

  • Iago!

    Gostei muuuiiitooo da entrevista!Obrigado Renata!
    Depois que li a antipenultima pergunta,acho que as chances de ela vim para o Brasil acabam aqui!
    Mas ela ta certa de tirar ferias!

    • Tenho esperanças ainda.
      Afinal a Bey disse que 2010 está planejado.. DEPOIS de ALGUMAS DATAS EM FEVEREIRO e algumas premiações, ela irá tirar férias.
      Em fevereiro ela ainda tem compromissos, pode ser a tour passando pela América do Sul! 😉
      E que premiações temos em fevereiro???
      Quero ver a Bey ganhando mais um monte de premios xD

  • anderson

    gente a b nao ficou de lancar um perfume i…am algum de vcs sabe como e k ficou?

  • pietra

    a bey ela acredita muito no que ela faz e isso da muito inspiraçao,ela mostra cada vez mais ser honesta eu adoro ela por ela ser assim uma pessoa maravilhosa.

  • henriquesr

    Um par de apresentações em fevereiro???????? Então, a turnê não acaba em novembro, fato. Dizem que ela viria aqui ao Brasil em…fevereiro. Jah da para sonhar um pokinho!!
    Parabéns a Bey por td ess sucesso, adquirido com anos d trabalho e dedicação. Ela com certeza merece td esse reconhecimento.

  • Sim.. essa entrevista renovou meu ânimo quanto a turne passar por aqui!!!!!!!
    Aeeeeeh lasqueira!!

  • Diddow

    \O/ BEYONCEEEEEEEEEEEE NO BRASILLLLLLLLLL ! , ela ” QUAZE ” comfirmou ma coiza e ” QUAZE ” descorfimou outra, o Rumorr, de que ela JÁ estariaa trabalanddo em um novoo album =| ela que FERIAS :s:s. huashuauh, [/ To mt mt mt MAAU,!:( SERA QUE A ERA “I AM SASHA FIERCE” vaae acabaa só cm esse clips??? … tipoo ela deveriaa Lança maes dois SINGLES :d COMO DE COSTUME, um SASHA e outro IAM. – “RADIO”&”SMASH INTO YOU”. OU . “AVE MARIA & HELLO”, ou os QUATRO:p, AAH ELA DEVERIA EMPLACAR MAES NOS HITS* ROMANTICOS, ISSO DEXA ELA MAAES RECONHECIDA DO QUE ELA ÉE, …

    QUEEM CONCORDAA??? MAAES CLIPPS BEYONCÉEEEEEEEEEEEEEEE* !!!!!!!
    CLIPS BEM ELABORADOS TIPOO “IF I WERE A BOY” (yn)

    • Wag Knowles

      Olha eu acho q ela ñ vai lançar mais clipes, pois se não o CD fica mto desgastado…

  • Diddow

    PERGUNTTA! :

    PRAA TEER NOVOS CLIPS, A BEY TEEM QUE LANÇA-LOS COMO “SINGLE”?/ OU ELA PODE GRAVA SEM LANÇAR COMO SINGLE*, PQ ALGUMAS MUSICAS DO B’DAY* NÃO FORAM LANÇADAS COMO SINGLE NÉ? PELO QUE EU SEI :D.[/ QUEM RESPONDE?

    • Wag Knowles

      Diddow eu de vez em quando tbm me faço essa pergunta….

      • Não precisa não! No B'Day ela fez 12 Clips, os que estão no B'Day Deluxe e nem todos eles foram Singles.

  • Wag Knowles

    Assino em baixo de tudo q está escrito aí…
    Isso só se resume em uma palavra: TALENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • henriquesr

    O problema eh q fazer clipe custa muito dinheiro e não parece ser muito viável fazer clipes d músicas q não sao singles. Eu mesmo adoraria ver um clipe de Smash into You e Scared of Lonely.

  • A Matéria que eu falei q a Turnê acabaria em FEVEREIRO DE 2010 !!
    ISSO EU JÁ SABIAH;;// e Já tinha vistooo

  • pietra

    oque a beyonce presisa agora é descançar e depois ela vem ao brasil (tomara).

  • william

    gente estou bestificado uma performance de divaaaaaaaaaaaaa olhem oq eu acheiiii

  • iago

    Eu acho que ela deveria descanar em ve de fazer clipes,mas seria bom ter mais clipes,mas bem agitados!

  • Concerteza essa entrevista me fez renascer a esperança de possiveis datas no Brasil
    Porém continuo me perguntando, se ela viesse para cá, ja não haveria de ter pelo menos as datas confirmadas? Sem as especulações….

  • PESSOAL no site POPline eles estão comfirmando os da B aqui no BRASIL sendo les ela chegono dia 2 de fevereiro faz em SÃO PAULO no morumbi dia 3 e dois dias depois ela vai para PORTO ALEGRE e no dia 7 ela vai para BELO HORIZONTE e no dia seguinte para o RIO e segundo lees o show vai ser no MARACANÃ e depois ela vai para SALVADOR e segundo a passagem dela encerrarria no dia 11 onde ela subiria no trio e abriria o carnaval de salvador se for assim a passagem dela pelo BRASIL vai ser histórica mesmo!

  • A Bey vem pro Brasil em fevereiro. Alguem reparou no que ela disse na entrevista? 'Mas, pela primeira vez, depois de UM PAR DE DATAS EM FEVEREIRO e algumas premiações, eu prometi a mim mesma que é hora de um descanso."

  • bom, que vai ter shows dela em fevereiro, isso pra mim já era certo e que vai ser na America do Sul, também. Só tou esperando pela confirmação que VAI SER NO BRASIL! 😀

  • Joao Honoratto

    É por isso que eu amo essa mulher! Elá é incomum… fascinante entrevista!

  • pra qem naum sabe la em cima a premiação de fereiro e a mais importante de todas minha gente O GRAMMY ela tem ganhar, o i am..sasha fierce rendeu mt!

  • Sem comentários para isso, que ela descanse agora, curta o seu christmas e o happy new year, e que venha com toda força em fevereiro pra arrebentar o brasil e nos trazer a maior felicidades do que um fãn pode esperar de um artista. came to brazil.

    BEYONCE GISELE KNOWLES

  • Thiago Zack

    "bandas como Of Montreal (grupo Indie) e outros diferentes tipos de artistas. Eu adoraria fazer algo assim no meu próximo álbum. "
    Música INDIE no próximo álbum??? JESUIX….eu gosto de um pouco de indie, mas com a Bey? Será?

  • Nada mais justo que a Bee ganhar, certamente ela foi a artista mais importante desta década.
    E ainda tem gente que tem coragem de falar mal desta mulher.
    Ela é intocável.
    Será que ela vem msm em fevereiro?
    E ela podia ganhar 5 grammy's em fevereiro de novo. rs
    Cara ela é artista de década, tem o single da década c/ Crazy in Love e o 5º cd mais importante da década. Tem noção?

    • Maarya ;]

      aaaaai , a BEY é perfeeita , merecidamente ela ganha o prêmio de ARTISTA DA DÉCADA ♥

  • marcelo

    vo fazer um comentario muito besta e nada a ver com o post.

    estava vendo o video do EMA e nao intendia o desconforto da Bee com aquela roupa….reparei q tudo aconteceu com a masca que caiu da mao dela qndo ela a tirava do rosto. A masacara caiu no cabelo e a Bee na achava a fdp uhauahuah…ficava passando a mao no cabelo e nada de achar….depois ela achou pendurada na roupa…..ela eh muito foda…fingiu q nao estava acontecendo nada…qndo acho taco a mascara pro publico uauhauha…….

  • Didoow

    Bom, ta claaro quee os RUMORES almentaam cadaa dia maaes =/. maaes e a Confirmaçãao ??
    Tipoo eeu ACREDITO e NÃO ACREDITO na vinda delaa :S. maaes smp há uma ESPERANÇAA*. Fã não deziste nuncaa, 😉 !

    Bom, sobre os clips eu acho qee pelo o Menos RADIO :(.! é a REPOSTA do “henriquesr Says” é bem CLARA,. alem de gastar mt , os clips não dão un retorno $.$ / maaes BEYONCÉ smp nos surpreendee né? Quando saí oi dvd da TOUR? *-* e sera haveraa maes um só pra INCLUIR “VIDEO PHONE”? :s,. eeu ainda acreditto quee maaes um DVD sópra colocaa VP não compensa, teraa que teer maaes CLIPPS (yn)

  • Didoow

    o site POPLINE divulgou maes uma nota og dizendo sobree a ” SUPOSTA ” Passageem da Beey na AMÉRICA DO SUL* . Bom essa News do PopLine paracee seer OFICIAL 😮 ” MAAES NUN TEE NADAA CONFIRMADO DA PARTEE DELAA. BEYONCÉE VAAI DEIXAAR SUA PRESENÇAA MARCADAA. QUEEEM MEE DIZZZ PELO MENOOS UMAAA MEDIAA DE VALOOR DE INGRESSOS DA TOUR?? :s:s
    CONFIRAAM:
    http://poplinebr.virgula.uol.com.br/agenda-da-beyonce-na-america-do-sul-ela-vai-abrir-o-carnaval-de-salvador/comment-page-1/#comment-10642

  • Queen B é poderosa mesmo viu, ninguém tem dúvida em relação à isso, merece todos o prêmios que vem conquistando!!!
    E em relação à Of Montreal (grupo indie), ela vai brilhar de qualquer jeito. A deusa Lakshim, foi muito generosa com a Bee, tem beleza pra dar, emprestar vender, e ainda ficar com um monte.kkkk
    Amo- te Bee

  • sisis

    merece muito

  • Natália Sousa

    GENTE,N TEM MAIS DUVIDAS….BEY VEM AO BRASIL EM FEVEREIRO MSMO.
    OLHEM O MYSPACE DA MAMA CRISSY COLLINS,A ULTIMA DATA TEM DIA 03 DE FEV.-SÃO PAULO(MORUMBI)

    http://www.myspace.com/crissycollins1

  • Fabiano

    Olha a palhaçada da Saraiva…

    O cd i am 2º edição…

    I Am… Sasha Fierce
    Beyonce / Sony Bmg
    (2855047) Previsão de Entrega*: Até 16 dias úteis para a Grande São Paulo1, sujeito à disponibilidade no fornecedor.

    Poxa… 16 dias…
    Sujeito a disponibilidade…

  • A passagem de Beyoncé pelo Brasil em fevereiro promete ser histórica. A cantora deve desembarcar no Brasil no dia 02 de fevereiro para 5 shows e uma grande participação especial na abertura do carnaval de Salvador. As datas já foram definidas, mas podem sofrer alterações até o início da venda de ingressos, que deve começar antes do natal.

    O primeiro show, marcado para 03 de fevereiro, será no estádio do Morumbi, em São Paulo. Dois dias depois, ela segue para o Sul do país, onde se apresentará em Porto Alegre. No dia 7, o show acontece em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão. No dia seguinte, a cantora vai encerrar as atividades do Maracanã, que entrará em obras para a Copa de 2014.

    No dia 10, ela promete fazer uma apresentação histórica em Salvador, no estádio de Pituaçu, que passou por reformas para receber um jogo da seleção brasileira e no próximo mês, recebe um megashow de Roberto Carlos. A passagem de Beyoncé no Brasil será encerrada no dia 11 de fevereiro, quando ela deve subir em um trio-elétrico na abertura do carnaval da capital baiana.

    Em seguida, a mulher de Jay-Z continua sua turnê na América do Sul. A cantora vai fazer show no dia da juventude, em Caracas, na Venezuela, que acontece em 12 de fevereiro. O fim da turnê “I Am…Tour” na América do Sul será em Lima, no Peru, no dia 16.

    Antes de começar os compromissos nessa parte da América, Beyoncé marca presença na cerimônia do Grammy Awards, que acontecerá no dia 31 de janeiro.

    • Paulo.

      coincidiu com tudo que ela disse! aonde é que tem dizendo isso? :O

  • william

    galeraaaaaaaaa olha q massa oq atravestir LEYLLA MORENO FEZ COMA USICA DA NOSSA DIVA BEYONCE “SINGLE LADIES”http://www.youtube.com/watch?v=qDn3oiifOuM OLHEMMM!!!!!!!!

  • william

  • Johilton

    Parabéns Beyoncé vc merece.
    Te amo.

  • Carolina

    desculpa gnt mas os numeros n mentem… britney e a artista da decada… beyonce pode ser mais talentosa, ter mais grammys e ate mais singles em #1 nos eua, mas ela n tem o nome e o impacto q BRITNEY SPEARS tem…