Como todos sabemos (ou pelo menos os mais informados ^^), as eleições presidenciais nos Estados Unidos estão se aproximando. E elas já estão “bombando” pois, duas minorias, ou melhor, inexistências na história presidencial dos EUA irão concorrer: um negro e uma mulher.

Claro, não se deve votar em ninguém pelo seu sexo ou cor, e sim por suas propostas. Mas sabemos o que acaba acontecendo: muitas mulheres irão votar em Hillary Clinton apenas pelo sexo e muitos votarão em Barack Obama apenas pela cor.

O que Beyoncé tem a ver com isso?

Bem, ela se encaixa nas duas “categorias”, digamos assim. Será que ela tem o costume de votar (nos EUA, o voto é facultativo)? E, se sim, votará por algum desses motivos ou somente pelo sexo/cor dos candidatos?

Não estou dizendo que as melhores propostas não vêm deles; não estou completamente inteirada da situação política norte-americana, por isso, não posso opinar sobre cada um. Só estou levantando aqui a questão que muitos fãs dos EUA estão levantando: “Beyoncé vota? Se sim, vota consciente?”

Conheça um pouco de cada um dos principais candidatos:

Hillary Clinton:

Hillary Rodham Clinton, nascida Hillary Diane Rodham (Chicago, 26 de outubro de 1947) é uma política norte-americana, senadora do estado de Nova Iorque desde 3 de janeiro de 2001. É a senadora mais jovem de seu país.
Foi primeira dama dos Estados Unidos da América entre 1993 e 2001, na condição de esposa do presidente Bill Clinton. Ambos são membros do Partido Democrata.

Em 20 de janeiro de 2007, ela anunciou a criação de um comitê para analisar a possibilidade de concorrer a presidência dos EUA nas eleições de 2008, e assim o fez. Clinton agora é uma das candidatas na corrida presidencial, sendo a primeira candidata feminina a concorrer a presidência nas histórias dos EUA.

 

Barack Obama:

Barack Hussein Obama Jr. (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, atualmente senador pelo estado de Ilinois. Obama é o único senador com ascendência africana na atual legislatura.
Anunciou sua candidatura para as eleições presidenciais de 2008 em Illinois, em 10 de fevereiro de 2007.

Se eleito, Obama se tornará o primeiro presidente Afro-Americano dos Estados Unidos.

 

John_Edwards_on_Meet_The_Press

John Edwards:

Johnny Reid “John” Edwards, nascido em 10 de junho de 1953, é um político norte-americano, primeiro como senador e depois como o candidato do Partido Democrata para vice presidente em 2004.
Em 27 de dezembro de 2006, ele anunciou que iria disputar as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2008, na cidade de Nova Orleans, perto de áreas devastadas pelo Furacão Katrina.

Bill Richardson:

William Blaine “Bill” Richardson II, nascido em 15 de novembro de 1947, é o atual governador do Novo México. Já foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por duas vezes.
Em 21 de janeiro de 2007, Richardson anunciou sua candidatura para Presidente dos Estados Unidos na eleições de 2008, no programa This Week, da rede de TV americana ABC.

Bibliografia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Hillary_Clinton
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hillary_Clinton
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Edwards_presidential_campaign%2C_2008
http://en.wikipedia.org/wiki/Barack_Obama_presidential_campaign%2C_2008
http://en.wikipedia.org/wiki/Bill_Richardson_presidential_campaign%2C_2008

 

Escrito por Roberta Lessa
Mais artigos desta colunista:

001. Oh Listen! [conferir]
002. I’ll Be Damned [conferir]
003. Beyoncé Vota? [conferir]
004. Os ídolos de Beyoncé [conferir]
005. The Musical Is Back [conferir]
006. Inspiração e recriação: o velho faz o novo! [conferir]