Todos sabemos que Beyoncé adora “inventar história”, sempre inovando e surpreendendo a todos nós. Às vezes de forma positiva, e, às vezes, negativa, dependendo do julgamento do fã. Mas o que fazer quando atitudes tomadas por ela nos deixam completamente confusos? Esse é o assunto do caso retratado em nosso primeiro artigo aqui, no BNOW.

Vamos a ele?
Acreditamos que a maioria dos fãs esteja um pouco confusa quanto o vídeo-clipe da música Listen (da trilha sonora de Dreamgirls, também encontrada no B’Day e B’Day Deluxe Edition). Aliás, quanto aos vídeo-clipes de Listen, no plural. Quantas versões temos, no total? Por que foram feitas mais de uma ou duas, que costuma ser o normal?
Por partes: existem, até agora,
5 versões diferentes do clipe para a música. Cada uma foi feita com um propósito, e vamos listá-las e explicá-las agora, em ordem cronológica:

1ª- Versão do filme
O primeiro vídeo filmado foi a versão do filme (Dreamgirls), em que a personagem Deena, vivida por Beyoncé, grava a música para o marido, Curtis (Jamie Foxx), em um estúdio. Beyoncé aparece caracterizada como Deena, de roupas laranjas no estilo anos 70.


2ª- Cenas do filme + cenas do teatro
A primeira versão que nós vimos, na verdade, foi esta, a oficial, que teve sua estréia em canais como MTV e BET, sendo exibido até um Making The Video, com cenas das filmagens e bastidores. O clipe intercala cenas de Dreamgirls com cena de Beyoncé cantando em um teatro.

3ª- Versão com fundo branco/preto
Esta seria a versão oficial do clipe, mas nem Beyoncé e nem o diretor gostaram desta, e a descartaram. Considerada o melhor por muitos fãs, esse vídeo é o mais simples, porém, o mais emocionante.

4ª- Versão do telhado
Este vídeo é praticamente igual à terceira versão, com mudanças somente no final, quando, nesta versão, Beyoncé termina a música cantando em cima de um prédio.

5ª- Versão do B’Day
Como já dissemos antes, Listen também está presente no segundo álbum solo de Beyoncé, B’Day, e na sua edição Deluxe. Essa quinta e última versão foi feita como promo do álbum, e não faz qualquer referência ao filme.

Esperamos profundamente que nosso primeiro artigo tenha sido proveitoso e que tenha esclarecido todas as suas dúvidas quanto ao assunto, pois foi feito especialmente para você 😉Escrito por Roberta Lessa
Mais artigos deste colunista:

001. Oh Listen! [conferir]
002. I’ll Be Damned [conferir]
003. Beyoncé Vota? [conferir]
004. Os ídolos de Beyoncé [conferir]
005. The Musical Is Back [conferir]
006. Inspiração e recriação: o velho faz o novo! [conferir]