Desenvolvimento
O vídeo de Diva foi filmado no centro de Los Angeles no dia 22 de novembro de 2008, dirigido por Melina Matsoukas, que já havia trabalhando com Beyoncé em vários vídeos da Era B’Day. O clipe estreou na iTunes Store no dia 23 de dezembro, simultaneamente ao vídeo de “Halo”. Assim como o antecessor “Single Ladies”, ele foi filmado em preto-e-branco. Assim como em “Single Ladies”, Beyoncé veste sua luva mecânica de Sasha Fierce e faz uma coreografia com duas dançarinas. Ela veste figurinos de Garet Pugh no vídeo, assim como alguns designs de Thierry Mugler. O vídeo foi incluído no DVD Above and Beyoncé.

O vídeo
Em seu vídeo de 2003 para “Crazy In Love”, Beyoncé tem seu carro queimado por Jay-Z. Para o clipe de “Diva”, a cantora quis filmar uma cena parecida, que também envolve carros e explosões, no mesmo cenário: embaixo de uma ponte no centro de Los Angeles.

O vídeo começa com a definição da palavra “diva” escrita na tela. Vemos então um estacionamento. Beyoncé aparece vestidos óculos escuros e passando por um carro cheio de manequins. Ela então faz uma coreografia com suas duas dançarinas vestindo roupas de alta-costura. Quando diz “Diva’s getting money”, ela se abana com um leque de notas de cem dólares.

Durante a bridge da música, Beyoncé dança enquanto iluminada por uma luz e fazendo movimentos robóticos na frente de manequins dourados. No útimo refrão, ela posa em frente a uma janela enquanto fotógrafos tiram fotos suas. No final da música, ela vai embora do estacionamento. Ela acende um cigarro e joga o isqueiro no carro, fazendo com que ele exploda. Enquanto ela vai embora andando, o início de “Video Phone” começa a tocar. As cores da explosão contrastam com o fundo em preto-e-branco.

Bastidores
Em novembro de 2008, fãs filmaram e postaram no You Tube vídeos amadores das filmagens de “Diva”.

Fotos dos bastidores das filmagens também foram publicadas. Clique na imagem abaixo para vê-las.

Traduzido, adptado e complementado de http://en.wikipedia.org/wiki/Diva_%28Beyonc%C3%A9_Knowles_song%29.

Nome: Diva
Álbum: I Am… Sasha Fierce
Ano: 2008
Direção: Melina Matsoukas
Estréia: 23 de dezembro de 2008
Captures: clique aqui para ver imagens do vídeo.