Desenvolvimento
Beyoncé teve sua estréia como diretora no vídeo de “Ego”, ao lado do coreógrafo Frank Gatson Jr., com quem ela já trabalhava há doze anos. Ele também ocupou o posto de diretor de criação nos vídeos de “Suga Mama”, “Single Ladies” e “Get Me Bodied”, assim como em suas três turnês mundias, incluindo a “I Am… Tour”.

Beyoncé deixou Gatson dirigir o vídeo de Ego depois que ele a apresentou a uma nova coreógrafa, Sheryl Murakami. A cantora disse ao Entertainment Weekly: “Meu objetivo para o vídeo era simplicidade. Em “Single Ladies”, eu vi uma antiga fita da esposa de Bob Fosse, Gwen Verdon, e a usei como inspiração. Eu pensei que nesse mundo, com tanta tecnologia e tanta coisa acontecendo, era preciso se livrar disso tudo (tornar mais simples) – uma ótima ideia. Então tentei fazer a mesma coisa em Ego, numa versão preta.

Uma prévia do vídeo, com Sheryl Murakami fazendo a coreografia, vazou no YouTube no início de março de 2009.

Nas cenas de bastidores do Above and Beyoncé, vemos a escultura de cera que foi feita de Beyoncé. No entanto, ela não entrou na versão final do clipe.

(Bastidores das filmagens de Ego de 4:54 a 6:14)

Existem três versões do vídeo de Ego: o clipe oficial, um remix com Kanye West e a versão exclusiva-de-fãs.

O vídeo
O vídeo oficial estreou no site oficial de Beyoncé no dia 21 de maio de 2009. Assim como os vídeos de “If I Were a Boy”, “Single Ladies” e “Diva”, o clipe de “Ego” foi filmado em preto e branco. O vídeo mostra Beyoncé e mais duas dançarinas vestidas como ela e fazendo a mesma coreografia, o que lembra o vídeo de Single Ladies.

Na versão do vídeo que passa nos canais de clipes, a palavra “bitch” é censurada quando Beyoncé diz “I got every reason to feel like I’m that bitch”. Esse é o primeiro vídeo da era I Am… Sasha Fierce a mostrar a cantora com cabelo encaracolado, parecido com o do clipe de “Work It Out”.

Outras versões

Vídeo Remix – O vídeo remix, que conta com a participação de Kanye West, foi incluído no DVD Above and Beyoncé. Ele estreou no dia 17 de junho de 2009 no Access Granted do BET. Kanye West começa seu rap numa sala vazia, próximo a um spot de luz. No final do rap, a luz aponta para a câmera e Beyoncé aparece. O resto do vídeo é praticamente idêntico ao original. Clique aqui para assistir.

Fan-Exclusive Video – Uma versão exclusiva para os fãs foi incluída no Above and Beyoncé, na qual apenas Beyoncé aparece. Nessa versão, Beyoncé canta sentada na cadeira das outras versões durante toda a música. Clique aqui para assistir.

Traduzido, adptado e complementado de http://en.wikipedia.org/wiki/Ego_%28Beyonc%C3%A9_Knowles_song%29.

Nome: Ego
Álbum: I Am… Sasha Fierce
Ano: 2009
Direção: Frank Gatson, Beyoncé Knowles
Estréia: 21 de maio de 2010
Captures: clique aqui para ver imagens do vídeo (versão fã-exclusive).