Home Biografia, letras, curiosidades e mais Videografia Videografia: Video Phone

Videografia: Video Phone

Criação e Lançamento
O vídeo para o remix extendido de “Video Phone” foi dirigido por Hype Williams. No dia 18 de outubro de 2009, um porta-voz de Williams confirmou à MTV os boatos que Gaga e Beyoncé estavam fazendo um clipe juntas.

Ele foi gravado em Greenpoint, no Brooklyn, sob um forte esquema de segurança. Em uma entrevista à estação de rário New York’s Z100, Gaga comentou que estava de fato trabalhando em um vídeo com Beyoncé. Ela disse: “Quando eu estava fazendo o vídeo com ela, ela virou para mim e disse ‘O que você quer fazer?’. E eu respondi ‘Ah, eu não quero aparecer com laços nem nada que lembre a moda Gaga no seu vídeo. Eu quero fazer como você faz.’ Eu queria fazer a minha interpretação como Beyoncé. Então, quando eu estava aprendendo a coreografia, me chamaram de Gee-yoncé.”

O vídeo tinha data de lançamento marcada para 5 de novembro de 2009, mas só foi liberado no dia 17.

Desenvolvimento
O vídeo começa com Knowles andando por um beco, acompanhado por homens vestidos com ternos, uma referência ao filme “Cães de Aluguel” (1992), de Quentin Tarantino. Quando a música começa, de fato, a câmera mostra Beyoncé dançando. Quando o primeiro verso começa, Knowles dança sedutoramente para dois homens que tem câmeras no lugar das cabeças.

Outra cena mostra ela provocando outros homens com armas de brinquedo futurísticas. No verso de Gaga, as duas aparecem vestindo roupas brancas; as duas cantam enquanto atiram com as armas de brinquedo. Knowles aponta um arco-e-flecha para um homem amarrado em um alvo. Ela e Gaga, então, fazem uma coreografia juntas, nas cadeiras. Depois dessa sequência, Beyoncé aparece vestido como Bettie Page, segurando diferentes armas. O vídeo termina com Knowles disparando uma arma em cima de uma motocicleta, cercada por imagens do início do vídeo.

Recepção
Jim Farber, do New York’s Daily News, comparou o visual de pinup de Beyoncé com o de Bettie Page, dizendo “O clipe de Video Phone não mostra muita química nem interação entre as duas divas. É tão inovador quanto um telefone de disco.” Daniel Krpes, da Rolling Stone, comentou que o vídeo é “um desfile de referências ao cinema e mudanças de figurino.” Ele também comparou o visual de Beyoncé ao de Page, ao de Katy Perry e ao da rapper M.I.A. O Daily Mail fez uma crítica positiva ao vídeo, chamando-o de inovador e travesso.

Premiações
Em 2010, o clipe de Video Phone recebeu uma indicação ao Video Music Awards Japão, na categoria “Mehor Colaboração”. Ele também recebeu duas indicações no BET Awards, uma para vídeo do ano e outra para Melhor Colaboração, vencendo a primeira categoria no diaa 27 de abril de 2010. No dia 3 de agosto de 2010, o clipe recebeu cindo indicações ao MTV Video Music Awards, nas categorias Melhor Coreografia, Melhor Colaboração, Melhor Vídeo Pop, Melhor Vídeo Feminino e Melhor Direção de Arte.

Bastidores
Um vídeo com as cenas dos bastidores das filmagens do vídeo foi postado no Vevo de Beyoncé no dia 7 de dezembro de 2009.

Beyoncé: Então, esse é o último dia de filmagens e eu estou me preparando para a primeira cena. Esse penteado é lindo, bem artístico.

Mulher: Olá! Esse é o terceiro dia de filmagens de Video Phone, de Beyoncé e Lady Gaga. Estamos esperando a Beyoncé para filmar a cena com os dançarinos e com a Gaga.

Beyoncé: E, como tá ficando, como tá ficando?
Lady Gaga: Divertido! Estou me divertindo sacudindo o cabelo.
Beyoncé: Você tá sexy!
Gaga: Obrigada!
Beyoncé: Adorei!

Beyoncé: Eu sempre admirei o trabalho dela. No Billboard Awards eu tive a ideia de chamá-la para fazer Video Phone, então liguei para ela e disse “Posso falar com a Lady Gaga?” Foi assim mesmo que eu falei, eu estava envergonhada de dizer o nome dela. Então eu disse, “Hey, é a B!” E ela foi muito amável e nós realmente tivemos uma ótima química. Ela foi ao estúdio em um dos poucos dias de folga que ela tinha, gravou a parte dela, escreveu o próprio verso, e veio para filmar o vídeo. Até aprendeu a coreografia. Eu não esperava que ela fosse se dedicar tanto, mas ela disse “Eu quero que isso seja um evento”, e ela realmente se esforçou e aprendeu tudo rapidamente.

Dançarino: É isso que faz Beyoncé ser tão incrível na dança. Ela entende que a Gaga aprendeu a coreografia ontem, e você vê que ela tenta se ajustar para fazer de um jeito que Gaga também possa fazer.

Homem: Vocês conseguem enxergar vestindo isso?
Homem 2: Mais ou menos.

Homem 3: Tartarugas Ninja! Leonardo!

Beyoncé: Vocês estão no vídeo! Viu, valeu a pena toda a tortura verde.

Beyoncé: É tão engraçado.
Lady Gaga: E eu não sei lidar com o ventilador.
Beyoncé: Muito bom!
Lady Gaga: Você está linda e eu tô muito… (faz gesto estranho com a mão).
Lady Gaga: Isso que ficou legal, nós nos alternando. E nós parecemos aliadas, amigas apoiando uma a outra. Ficou legal.
Beyoncé: Ficou ótimo. Essa cena ficou ótima (Beyoncé atirando com a arma vermelha).
Lady Gaga: Eu amo o fato de eu parecer uma dançarina sua.
Beyoncé: Foi ótimo, que dia!
Lady Gaga: Tchau, Bey!
Beyoncé: Muito obrigada!
Gaga: Se divirta com o Jay.
Beyoncé: Ficou lindo. Perfeito, obrigada.
Lady Gaga: Obrigada!

Beyoncé: Começou como um sonho e agora se tornou realidade. E Lady Gaga é o anjo mais doce de todos os tempos. Todos foram tão legais com todos, se conectando. Todo mundo fazendo o que gosta, e é assim quando você fazer arte. E é isso que a gente acabou de fazer. E agora eu estou indo ver meu marido, tô feliz, tô feliz, tô feliz! Tchau, amo vocês!

Traduzido, adaptado e complementado de http://en.wikipedia.org/wiki/Video_Phone_(song).

Nome: Video Phone
Álbum: I Am… Sasha Fierce
Ano: 2009
Direção: Hype Williams
Estréia: 11 de novembro de 2009
Captures: clique aqui para ver imagens do vídeo.