Home Biografia, letras, curiosidades e mais Videografia Videografia: Why Don’t You Love Me

Videografia: Why Don’t You Love Me

Processo de criação e estréia
“Why Don’t You Love Me” é o nono video do album “I Am… Sasha Fierce”. No dia primeiro de maio de 2010, um pequeno video de quarenta segundos estrelando Beyoncé como B.B. Homemaker foi postado no Vimeo.

No clipe, ela aparecia vestida com uma camiseta azul desabotoada, shorts jeas e um lenço vermelho na cabeça, enquanto tentava consertar um carro enguiçado.

O videoclipe foi dirigido pela grande parceira em vídeos de Beyoncé Melina Matsoukas e pela própria Beyoncé, sob o pseudônimo de Bee-Z. A preparação para as filmagens do vídeos demoraram duas semanas e ele foi gravado em apenas um dia em Los Angeles. O set principal do vídeo é a casa de um homem de 95 anos que permitiu que Beyoncé e Melina utilizassem seu lar e sua coleção de carros para as filmagens.

Durante uma entrevista ao USA Today em 28 de janeiro, Beyoncé anunciou que iria entrar em férias para “viver a vida e me inspirar novamente.” Ela, então, decidiu filmar um vídeo para essa bonus track de seu terceiro álbum solo.

Em uma entrevista a People Magazine em agosto de 2010, ela explicou: “Eu tive a idéia desse vídeo porque decidi entrar de férias, e eu fiquei em casa, fazendo meu papel de esposa. Então eu percebi como ia ser legal mostrar para as pessoas o que eu venho fazendo, então, por esse motivo, eu sou uma dona de casa no clipe.”

Ela explicou que o vídeo é “uma versão exagerada” de seu cotidiano, porque ela estava, durante esse período de férias, “vivendo a vida, fazendo seu papel de esposa, relaxando e tentando aproveitar a vida ao invés de se apresentar e compor.”

Limpar os seus Grammys e consertar o carro de salto alto, por exemplo, é algo que ocorre com freqüência na vida real de Beyoncé.

O vídeo completo estreou no dia 4 de maio, tendo quase cinco minutos de duração. Ele foi oficialmente lançado nas iTunes Stoes nos Estados Unidos no dia 18 de maio, duas semanas depois de sua estréia. No mesmo mês, a mídia insistiu em afirmar que o lançamento de mais um vídeo do I Am… Sasha Fierce na época do lançamento de “Commander” era uma injustice com Kelly Rowland. Essa informação foi rebatida pela própria Kelly, que dissse que, apesar de “Why Don’t You Love Me” ter, de fato, sido lançado alguns dias antes de “Commander”, a mídia estava “fazendo tempestade em copo d’água por causa dessas datas e tentando criar uma briga que não existe.” Ela também disse que “todas nós podemos lançar coisas ao mesmo tempo e isso não importa… acho que tem espaço para todo mundo, para a B, para Ciara, para Lady Gaga. Mas, como nós fomos do mesmo grupo, as pessoas sempre vão comentar coisas do tipo. Mas eu realmente não ligo, eu a amo até o dia da minha morte e é isso que conta.”

Sinopse
O vídeo começa com um sample de “Leave It To Beaver” nos créditos de abertura, apresentando Beyoncé como B.B. Homamaker. A música começa quando ela entra na casa e traz um quadro com os dizeres “Why Don’t You Love Me”.

Ao decorrer do vídeo, vemos Beyoncé chorando, borranddo a maquiagem enquanto fala ao telefone, bebendo um Martini e fumando um cigarro.

A imagem de Beyoncé nesse vídeo é uma homenagem a Bettie Page, assim como a cantora fez nos vídeos de “Telephone” e “Videophone”, ambos parcerias com Lady Gaga.

Sequências de Beyoncé cuidando do jardim, lavando louça, esfregando o chão e fazendo biscoitos são mostradas.

A Rap-Up falou sobre o vídeo, comentando que ela também aparece lendo quando a letra música diz “mantenho minha mente nos livros, sou esperta”. No meio do vídeo, Beyoncé tira o pó de um estante que abriga seus 16 prêmios Grammy, ganhados durante sua época como integrante do Destiny’s Child e na carreira solo.

O vídeo termina com ela caindo no chão depois de desligar o telefone e terminar seu Martini.

Opinião
O video recebeu críticas positivas.

Brade Wete, da Entertainment Weekly , descreveu beyoncé como “uma dona de casa quente”. Tray Hova, da Vibe Magazine, concordou, dizendo que a cantora “dá uma boa dona de casa”. Jayson Rodriguez, do MTV News, disse que ela incorporou bem Betty Draper. Melanie Bertoldi, da Billboard, comentou que seu figurino final no vídeo lembra o estilo dominatrix da era Rated R da cantora Rihanna. Bill Lamb, do About.com, disse que “o estilo dos anos 50 e 60 combinam bem no vídeo.” O Music Network elogiou a produção do video, enquanto criticava Christina Aguilera e seu single Not Myself Tonight dizendo: “… tarefas domésticas nunca pareceram tão boas… Provando que você não precisa usar roupas eróticas para ser sexy (olá, Christina!), o vídeo no estilo anos 50 traz a rainha do R&B se sujando de uma outra maneira: tirando o pó de seus Grammys, molhando as plantas e lavando sua lingerie vintage. Ela pode vir aqui em casa quando quiser.” Becky Bain, do Idolator, descreveu Beyoncé como “adorável e engraçada”. Ela também disse que o estilo retro de Beyoncé é encantador.

No dia 3 de agosto, Bain afirmou que Why Don’t You Love Me é um dos vídeos que deveriam ser indicados a Vídeo do Ano no 2010 MTV Video Music Awards.
Processo

Philip Markowitz, vizinho do homem que cedeu a casa para as filmagens do vídeo, entrou na justiça com um processo contra a produção do clipe no dia 28 de maio de 2010 em Los Angeles, pedindo vinte e cinco mil dólares.

Markowitz reclamou que todas as manhãs, durante a filmagem, quando tentava sair de casa, a equipe estava bloqueado sua passagem. Ele exigiu uma indenização pela incoveniência e pelo atraso que sofreu nos dias de filmagem.

O caso foi encerrado por um juiz da corte superior em setembro.

Traduzido, adptado e complementado de http://en.wikipedia.org/wiki/Why_Don%27t_You_Love_Me_(Beyonc%C3%A9_Knowles_song).

Nome: Why Don’t You Love Me
Álbum: I Am… Sasha Fierce
Ano: 2010
Direção: Melina Matsoukas
Estréia: 4 de maio de 2010
Captures: clique aqui para ver imagens do vídeo.